4-cuidados-a-serem-considerados-na-automacao-de-teste

De maneira simplista, automação de teste é repassar ao computador procedimentos que normalmente são executadas de forma manual. Alguns benefícios conhecidos acerca da automação de teste são: redução do tempo na execução de testes, repetição de testes em momentos oportunos, aumento da confiabilidade nos resultados gerados, etc.

Para aumentar as chances de obter sucesso, conheça alguns cuidados a serem considerados na implantação desta prática.

1 – Não desconsidere o processo de teste manual

Um equívoco muito comum é imaginar que a automação de teste por si só irá resolver todos os problemas relacionados à Qualidade de Software . Ao contrário, um processo de teste manual bem estabelecido contribui para dar suporte ao processo automatizado, ou seja, testes manuais e automatizados se complementam. Para corroborar com esta afirmação basta verificar que testes automatizados também precisam de intervenção manual tanto para cria-los quanto para analisar seus resultados.

2 – Tenha cuidado na escolha de ferramentas

Existem diversas ferramentas para a automação de teste, tanto pagas quanto gratuitas. A dica aqui é escolher as mais adequadas ao contexto de cada empresa de acordo com as suas necessidades. Assim sendo, busque reunir as ferramentas candidatas a serem utilizadas no processo de automação destacando seus pontos fortes, pontos fracos e aderência ao sistema a ser automatizado.

3 – Automação exige conhecimentos específicos

A automação de teste geralmente exige de quem for planejá-la e executá-la conhecimentos específicos, principalmente no que se refere à programação de software. Apesar de cada vez mais as ferramentas buscarem exigir menos este tipo de conhecimento, ter noções de programação fará com que os profissionais criem testes mais completos.

4 – Não tente automatizar tudo

Nem todas as funcionalidades de um software devem ser automatizadas. Por isso, faça uma análise de quais fluxos devem ser automatizados de acordo com os objetivos do projeto de automação, resultados esperados e recursos necessários.

Apresentamos aqui alguns cuidados dentre vários que devem ser levados em consideração para que o esforço empregado na implementação da automação de teste gere resultados satisfatórios.

Cabe salientar ainda que os benefícios muitas vezes são percebidos em médio e longo prazo e um investimento inicial deve ser considerado.

Possui mais dicas sobre esse tema? Compartilhe conosco!

Escrito por Cristiano Baumgartner