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Durante a execução de um projeto da área de Tecnologia da Informação, a maneira como a equipe de TI é gerenciada pode causar um grande impacto no resultado da iniciativa.

Estratégias de gestão ineficazes podem impactar os índices de produtividade, diminuir a colaboração entre profissionais e, com isso, impedir que a aderência a prazos seja alta.

Para evitar esse tipo de situação, o gerente de projetos deve adotar uma série de estratégias. Conheça algumas abaixo!

1. Incentive os profissionais a otimizarem o seu trabalho

Uma equipe de TI motivada executa atividades com mais engajamento, o que resultará em um trabalho de alta qualidade. Para atingir um ambiente no qual todos atuem lado a lado, o gerente de projetos deve incentivar todos os profissionais a atingirem o máximo de performance possível.

Uma das melhores estratégias para atingir esse objetivo é criando uma rotina de feedbacks contínuos. Avaliando a qualidade do trabalho de cada profissional, o gestor identificará fatores que necessitam de melhorias e boas práticas. Esses itens devem ser levados para o técnico, junto com dicas para melhorias, algo que indicará a ele a vontade de o gerente melhorar o trabalho de todos que atuam ao seu lado.

2. Adote metas de desempenho para a equipe de TI

O uso de métricas de desempenho é visto por vários especialistas como uma forma de encontrar problemas e fatores que afetam negativamente um projeto.

Elas podem ser aplicadas ao trabalho de cada profissional assim como a infraestrutura envolvida na iniciativa. Dessa forma, o gestor terá uma visão ampla sobre todos os fatores que afetam um projeto de TI.

Para ser eficaz, o KPI precisa ser definido de acordo com o perfil do time e do projeto. Avaliando os objetivos envolvidos e a capacidade máxima de trabalho de cada pessoa, o gestor consegue criar indicadores que tornem a visão sobre a equipe de TI precisa e abrangente.

3. Tenha as ferramentas corretas para o trabalho executado no setor

Durante a etapa de planejamento de um projeto, o gerente deve escolher ferramentas que facilitem o trabalho de cada profissional. De acordo com os objetivos, o perfil do negócio e as regras internas, as soluções de comunicação, desenvolvimento e produtividade devem ser definidas.

Efetuando uma boa escolha, o gestor de TI conseguirá maximizar os índices de produtividade e diminuir o tempo necessário para finalizar cada etapa. Ao mesmo tempo, o número de falhas será reduzido, uma vez que as ferramentas utilizadas por profissional são as adequadas para as suas tarefas.

4. Alinhe objetivos com outras áreas do negócio

Muitos projetos de TI possuem um resultado abaixo das expectativas pelo mau alinhamento de objetivos. Justamente por isso, o gerente deve garantir que as metas de cada etapa estejam alinhadas entre os líderes de equipes.

Como consequência, todos poderão atuar lado a lado em busca dos mesmos resultados. Ao mesmo tempo, o número de problemas é reduzido, facilitando a execução de processos e a definição de estratégias operacionais.

Agora é a sua vez: quais são as estratégias que a sua empresa utilizada para ter projetos de TI bem executados? Como você gerencia a sua equipe de TI? Conte para nós pelos comentários!

Escrito por Testing Company