Você está alcançando os benefícios planejados dos projetos entregues pela sua empresa?

Construir bons produtos de software continua sendo um desafio para as organizações e apesar dos benefícios evidentes, práticas de Controle da Qualidade são, por vezes, ignoradas pelas empresas desenvolvedoras. Em projetos, este processo objetiva garantir o atendimento aos requisitos especificados além de prover uma avaliação da qualidade e gerar orientações relativas aos riscos do sistema a ser testado.

Neste contexto, Teste de Software faz parte desta área e pode ser definido como: o ato de avaliar um sistema com o objetivo de identificar falhas e verificar se este satisfaz os requisitos especificados e apresenta os resultados esperados. Em contrapartida, quando um produto não é testado, existe uma grande possibilidade que ele apresente defeitos. Como consequência, prejuízos são gerados, pois muitos destes erros somente são descobertos após o software já ter sido lançado em produção.

Portanto, esta atividade traz inúmeros benefícios não apenas para a empresa que desenvolve como também para o cliente e seu negócio.

Listamos abaixo alguns deles, acompanhe.

1 – Redução de Defeitos

O controle da qualidade reúne um conjunto de atividades que visam evitar que produtos defeituosos sejam entregues aos clientes causando resultados negativos e contratempos desnecessários. Realizar esta atividade faz com que o número de defeitos em um produto diminua constantemente e isso possibilita que as aplicações possam ser liberadas com uma margem segura de confiabilidade e sem defeitos considerados críticos.

No caminho inverso, quando se encontram defeitos graves em produção, geralmente todos os envolvidos correm para “apagar incêndio”, ou seja, alguma ação imediata deve ser tomada para resolver a situação.

Sabe-se que existem dificuldade em se obter software com poucos bugs e fácil de usar. Porém, empregue esforços para que isso aconteça, pois se não controlarmos os defeitos, eles irão nos controlar.

2 – Aumento da Confiabilidade

A confiabilidade é um atributo de qualidade de extrema importância para qualquer produto de software, visto que seu objetivo é contribuir para que os sistemas não apresentem falhas durante a sua utilização. Além disso, ela tem relação direta com a satisfação dos clientes e determina o grau de confiança que os usuários possuem nas aplicações.

Sendo assim, técnicas como Teste de Software aumentam a confiabilidade dos produtos e garantem a sua consistência e estabilidade. Todavia, no contexto de desenvolvimento de software muitas vezes testa-se pouco e dificilmente de forma sistemática.

3 – Redução de Custos

Existe uma regra na área de Teste de Software a qual diz que quanto mais tarde um defeito for encontrado, mais caro torna-se corrigi-lo. Portanto, se erros forem encontrados no ambiente operacional pelos clientes, o custo para corrigi-los será maior do que quando o sistema ainda está nas fases iniciais do desenvolvimento.

Com base nesse cenário, pode-se constatar que falhas detectadas tardiamente causam elevação dos custos de construção, suporte e manutenção de sistemas.

Não subestime o custo de consertar um bug depois que um projeto foi finalizado!

4 – Maior Produtividade

Falhas podem causar um alto impacto na produtividade dos desenvolvedores. Neste cenário, construir software de qualidade é uma atividade árdua e exige comprometimento de toda equipe. Assim sendo, em um grupo eficaz, testadores, desenvolvedores e demais papéis devem complementar-se. Todos devem buscar formas de reduzir o retrabalho e aumentar sua produtividade.  

Uma das formas de fazer isso é, sem dúvida, procurar desenvolver corretamente desde a primeira vez e evitar a recorrência de defeitos. Um adica nesse contexto é fazer com que o ciclo de vida dos testes ocorra em paralelo com o ciclo de vida de desenvolvimento.

5 – Satisfação dos Clientes

Um dos principais objetivos do controle da qualidade é evitar que produtos com bugs sejam entregues aos clientes. Quando este objetivo é atingido, isso aumenta a confiança no sistema pelo simples fato destes conseguirem usar as aplicações de forma mais útil e correta, usufruir das funções de maneira adequada e não serem afetados por possíveis falhas de execução e comportamentos inesperados.

O cliente quando não está satisfeito dificilmente irá contratar novamente a empresa para desenvolver novos produtos. Portanto lembre-se, software confiável, cliente satisfeito!

Bem, chegamos ao final deste artigo e você deve estar se perguntando, onde a Gestão entra nessa história?

O controle da qualidade quando associado a um processo de Gestão, ajuda as empresas a avaliarem a confiabilidade dos produtos desenvolvidos através do monitoramento de importantes Indicadores gerados exatamente através destas técnicas.

Quer saber como gerar e acompanhar tais Indicadores e obter os benefícios citados ao longo deste texto?

Conheça o TC QualyControl, software desenvolvido pela Testing Company para ajudar as equipes de desenvolvimento a criar e manter um processo que reduza o número de falhas e aumente a Qualidade dos seus produtos.

Escrito por Cristiano Baumgartner