39251-5-dicas-para-manter-seguranca-em-projetos

Uma das principais dificuldades ao lidar com gestão de projetos é tempo. Sem dúvidas, concluir o projeto com agilidade é um desafio, uma vez que todo problema inerente ao projeto afeta o seu cronograma.

Relações interpessoais, recursos humanos, orçamento, perspectiva politico-econômica e os métodos organizacionais são fontes de erros e gargalos comuns. E, obviamente, todos esses fatores influenciam diretamente na segurança do projeto.

Mas como prevenir e remediar, se necessário, esses problemas, e manter a qualidade e o cronograma inicial? Aqui vão algumas dicas que podem ser fundamentais para a segurança em projetos.

Padronizar a Infraestrutura

A padronização da infraestrutura surge como um medida de segurança do projeto, porque garante maior controle e previsão do funcionamento dos equipamentos de trabalho. Uma boa forma de iniciar a padronização é usar o hardware em grande escala, ou seja, usar máquinas fabricadas por uma mesma empresa, e com o mesmo modelo.

Além disso, efetuar uma padronização dos softwares de controle do sistema é importante. Eles facilitarão a interoperabilidade de todos os equipamentos e ficará mais fácil encontrar uma falha de sistema.

 

Garantir a segurança de rede

Todo projeto ativo atualmente utiliza, de alguma forma, conexão com a internet. Na maioria dos casos, as informações são mantidas em um nuvem, e podem ser acessadas por vários membros da equipe, de diferentes pontos remotos.

Em um projeto de TI, a rede é não só um mecanismo de desenvolvimento do projeto, como também o ponto de acesso ao produto final. Por isso, é fundamental que uma das prioridades iniciais de um projeto de TI seja a segurança em projetos.

Portanto, alguns pontos precisam estar definidos antes do início do projeto. A contratação do provedor de rede deve ser feita de modo a assegurar uma proteção de dados, um sistema de criptografia dos dados gerados e transmitidos deve ser desenvolvido e deve-se garantir que a empresa possui infraestrutura suficiente para suportar todo o sistema, se prevenir contra possíveis fraudes e manter a confiabilidade do projeto.

Outsourcing

Nem sempre será possível realizar o projeto inteiro com os recursos humanos  e materiais disponíveis na equipe. Por isso, uma boa alternativa é a terceirização de campos do projeto que são críticos dentro da equipe.

Seja por falta de conhecimento suficiente, por escassez de recursos humanos ou por falta de tempo, o outsourcing deve ser uma opção a ser considerada em todo projeto. Além de suprir uma dificuldade encontrada na equipe, ele pode gerar economias financeiras ao projeto, já que não é necessário alocar pessoas, infraestrutura e materiais para aquela função dentro do próprio projeto. Além disso, ele dá mais agilidade ao projeto, mantendo-o dentro do prazo de entrega.

Usar softwares de gerenciamento de projetos

Para que a qualidade do projeto seja mantida, é fundamental que sejam utilizados métodos de gerenciamento do projeto, que padronizem as realização de tarefas, determinem prioridades e prazos das tarefas com eficiência, e facilitem a identificação de problemas. Uma boa alternativa é a utilização de softwares de gerenciamento em nuvem, que permitem o acompanhamento através de aplicativos mobile, facilitando o acesso dos usuários a qualquer momento, e em qualquer lugar. Utilizar softwares de gerenciamento também permite que você tenha um produto final de qualidade, evitando retrabalhos, e aumentando a satisfação do cliente. 

Monitoramento ativo de projetos

O monitoramento ativo é fundamental para projetos que necessitam de redes de comunicação muito extensas e sistemas muito complexos. Ele facilitará a identificação de problemas de rede, facilitará a análise de rede através de gráficos e possibilitará uma tomada de decisão mais rápida para a solução de problemas. 

Gostou das dicas para manter a segurança em projetos? Comente abaixo!

Escrito por Testing Company