5 passos para motivar a equipe de TI

Imagem de capa do post  5 passos para motivar a equipe de TI

Gestão é muito mais do que distribuir tarefas e garantir que os projetos sejam entregues. Também é papel do gestor manter seus colaboradores unidos, motivados e com uma atitude positiva. Isso também é garantia de bons resultados. Conheça agora 5 passos para motivar uma equipe de TI:

Garanta perspectiva de crescimento

Poucas coisas são tão desmotivantes quanto o sentimento de estagnação. Garantir que seus profissionais vislumbrem oportunidades de crescer na empresa é fundamental. Algumas ações podem ajudar nisso, uma delas é a criação de um plano de cargos e salários. Ele dá uma perspectiva de crescimento tangível para sua equipe e evita distorções salariais que podem trazer a desarmonia para o ambiente profissional.

Tenha uma boa comunicação com a equipe de TI

A falta de diálogo pode afetar qualquer relação, das amorosas as profissionais. Muitos desentendimentos e retrabalhos podem ser evitados se a empresa incentivar e trabalhar a comunicação interna. Uma sugestão é utilizar ferramentas como o Slack e fazer reuniões periódicas de alinhamento. Além de estar sempre disponível para explicar os processos e conversar com a equipe de TI.

Mantenha uma cultura de feedback

Muitas vezes a figura do gestor só se manifesta diante da equipe no momento da entrega de algum projeto. Ou a avaliação de desempenho do profissional só é realizada quando o estado é crítico. É imprescindível que o líder acompanhe a equipe ao longo de todo o caminho e sempre ofereça seus feedbacks sobre o desempenho de cada um.

Faça com que as metas e processos estejam sempre alinhados com os colaboradores para que os resultados possam ser alcançados sem maiores problemas. Sempre garanta que eles estejam cientes de todas as etapas dos projetos e entendam qual o objetivo que precisa ser atingido com aquela entrega.

Mantenha sua equipe de TI sempre atualizada

Poucas áreas sofrem tantas mudanças e lançam tantas novidades quanto a de tecnologia da informação. Por isso é fundamental que os profissionais do setor estejam sempre atualizados e por dentro das tendências do mercado. Isso é fundamental não só para que você tenha uma equipe mais qualificada, mas também para a motivação dos próprios colaboradores. Implemente uma política de incentivo a cursos de atualização profissional e participação em eventos. Se possível ofereça uma verba anual para que cada funcionário possa investir no próprio crescimento profissional.

Ofereça boas ferramentas

Um dos mais primordiais conselhos do guru da produtividade Tim Ferris é “Não confundir eficiência com eficácia”. Ser eficiente é, por exemplo, realizar muitas tarefas ao longo de um dia. Ser eficaz é realizar de maneira otimizada as tarefas que trarão um melhor retorno para o seu objetivo final.

O segredo para ter um ambiente de trabalho eficaz é garantir que todos tenham as ferramentas certas ao alcance. Sistemas simples, intuitivos e fácis de usar. Não faça que o seu colaborador demore o dobro do tempo para realizar uma tarefa só porque você não investiu na ferramenta certa. Isso é desmotivante e afeta diretamente a produtividade e lucratividade do seu negócio.

Essas foram apenas algumas dicas de como manter sua equipe de TI motivada. Conhece outras? Quer saber mais sobre alguma? Comente no post e vamos expandir esse diálogo!

Compartilhar:
0 Comentários

Deixe seu comentário

Fale AGORA com um de nossos consultores

Comentário adicionado com sucesso