74779-x-dicas-para-alcancar-o-melhor-desempenho-em-ti

Hoje, a tecnologia da informação (TI) está presente em todos os lugares. Há, porém, quem ainda não tenha conseguido tirar dela todo o desempenho que ela é capaz de oferecer. A redução de custos, aliada ao aumento da produtividade, é hoje perseguida pelas empresas. Manter o foco nos resultados, enquanto melhora o desempenho e o rendimento, é essencial.

Neste cenário, processos mais eficientes e ágeis trazem benefícios, mas como manter a empresa atualizada e otimizada? Venha conhecer algumas formas de alcançar um melhor desempenho em TI.

1. Equipe

Para que funcione bem, a equipe deve estar afinada. Cada integrante deve ter um papel bem definido e conhecer todas as funções e habilidades disponíveis no grupo. Como a equipe trabalha em conjunto para atingir uma meta, todos devem se ajudar, mesmo fora de suas funções principais.

Se cada um conhecer claramente seu papel, fica mais fácil saber como ajudar a equipe. Além disso, o estabelecimento de metas individuais permite que os integrantes gerenciem a si mesmos – o que melhora a organização das atividades e o entendimento do projeto como um todo.

2. Metas e expectativas

Dentro da equipe, é preciso estabelecer metas e expectativas. Com as metas bem definidas, cada integrante deve receber as informações básicas para entender o intuito e a importância do projeto. São elas que fazem o grupo ficar mais alinhado com o projeto e, assim, trabalhar para garantir que ele seja concluído.

Outro ponto fundamental é que as expectativas estejam bastante claras. Como são uma medida subjetiva, é fundamental que cada pessoa saiba o que se espera de uma entrega de sucesso. A informação torna os funcionários mais motivados e os faz se sentirem mais envolvidos com os projetos e objetivos da empresa.

3. Infraestrutura e equipamentos

Além de uma equipe afinada, bem treinada e qualificada, é essencial que a infraestrutura seja adequada para a execução das tarefas cotidianas e promova a colaboratividade e a eficiência. Ela influencia diretamente nos resultados, pois permite automatizar processos, enquanto melhora a agilidade e otimiza tarefas operacionais.

4. Reuniões, relatórios e feedback

É nas reuniões que todos se informam sobre os objetivos e o andamento de cada etapa. A equipe, então, terá melhor compreensão do objetivo. O excesso de reuniões, porém, pode desmotivar a equipe. Idealmente, faça reuniões diárias rápidas (15 minutos), que são mais focadas e diretas.

Quando se trata de relatórios, o ideal é que sejam em menor quantidade possível, para que os integrantes da equipe dediquem mais tempo ao projeto. Assim, com menos obstáculos administrativos, haverá aumento na produtividade.

Com as informações em mãos, é importante reconhecer sempre as realizações da equipe, com feedback apropriado (por trabalho bem-feito ou oportunidades de melhoria), para indicar se estão na direção certa ou o que devem fazer para acertá-la. Essa é a melhor forma de evitar retrabalho ou trabalho improdutivo.

5. Desenvolvimento e qualidade de vida

Oportunidades de treinamento e desenvolvimento vão levar os profissionais da equipe a aperfeiçoarem suas habilidades e, consequentemente, melhorarem sua produtividade. Além disso, esse benefício vai fazer que eles se sintam mais valorizados, motivados e envolvidos.

É fundamental, também, que os integrantes da equipe recebam novos desafios e responsabilidades – demonstrando que a companhia está disposta a arriscar e confiar neles.

Deve haver, ainda, preocupação com a qualidade de vida dos integrantes da equipe. Ela está totalmente ligada à motivação e à produtividade no dia a dia. É fundamental identificar o que afeta o bem-estar, a satisfação e a motivação dos profissionais.

Atividades diferenciadas, dentro ou fora do local de trabalho, podem ajudar nesse processo. Além disso, todos devem ter pausas para descanso, para evitar sobrecarga e estresse.

6. Comunicação eficiente

Comunicação é essencial. Independentemente da área, ela integra os membros da equipe e ajuda no aumento na produtividade. Quando a comunicação funciona, todos trabalham de forma mais integrada e motivada. E é isso que garante que os objetivos sejam atingidos com maior agilidade.

Gostou de conhecer estas dicas sobre como alcançar o melhor desempenho em TI? Sugerimos, então, que aprofunde seu conhecimento com o nosso material sobre dicas para diminuir o retrabalho em TI.

Escrito por Testing Company