Na maioria das organizações, dentre os papéis incumbidos aos gerentes de projetos estão liderar pessoas, gerir recursos financeiros, gerenciar a comunicação e garantir o cumprimento do escopo quanto à qualidade, custo e prazo.

Em projetos digitais esse cenário é diferente? Com certeza não.

Projetos deste tipo também exigem liderança, esforço da equipe, busca pela eficiência na utilização dos recursos de tempo e custos, além da qualidade do produto final.

Neste contexto, gerentes enfrentam alguns desafios para alcançar o sucesso nos projetos digitais. Acompanhe.

1. Mudanças imprevistas de Escopo

Em se tratando de projetos digitais, mudanças ocorrem constantemente e variações de escopo são uma realidade. Esse ambiente volátil faz com que cada vez mais empresas adotem metodologias ágeis tanto para o planejamento quanto para o desenvolvimento dos produtos, tais como Scrum, Extreme Programming (XP), entre outras.

2. Administração do Budget

Muitas vezes o budget destinado para o projeto não é suficiente para que o gestor faça tudo aquilo que deseja em relação à garantia da qualidade. Então, como encarar o desafio de controlar o orçamento sem impactar a qualidade do produto final? A saída pode estar em contar com um serviço ágil e eficaz de QA.

3. Gestão de Pessoas

Liderar pessoas é uma capacidade imprescindível para o gerente de projetos para que este possa, dentre outas coisas, solucionar impedimentos, resolver conflitos, comunicar-se de forma satisfatória, motivar e ter uma boa liderança da sua equipe. Assim sendo, uma equipe que “veste a camisa” e trabalhe de forma eficiente para alcançar o sucesso dos projetos pode ser um grande diferencial.

4. Satisfação dos Clientes

A satisfação do cliente é muitas vezes um dos principais aspectos que indicam se um projeto teve sucesso em uma organização. Por isso, ter boa comunicação e saber lidar com os clientes é essencial para o gerente de projetos.

Ademais, é preciso ter habilidade para negociar e solucionar problemas durante todas as fases do projeto garantindo a satisfação desde a concepção até a entrega final.

5. Gerenciamento de Equipes remotas

É cada vez mais comum ter integrantes das equipes alocados em diferentes localidades. Aqui um dos maiores desafios é diminuir falhas de comunicação entre os envolvidos.

Atualmente existem diversas ferramentas que apoiam o desenvolvimento de sistemas em times distribuídos.

6. Controlar múltiplos Projetos

Muitas vezes é exigido do gerente de projetos que saiba lidar e controlar um portfólio de projetos diferente paralelamente. Mas como é possível gerenciar diversos projetos sem que estes fiquem estagnados, com equipes desmotivadas e com o stress acumulado? Acesse algumas dicas nesse post .

7. Gestão da Qualidade

A percepção de qualidade está diretamente ligada ao atendimento dos requisitos do projeto. De nada adianta todos os esforços empregados se ocorrerem muitos erros em produção e o cliente entender que o foi entregue não está de acordo com ele esperava.

Por isso, entender as expectativas das partes envolvidas e realizar um planejamento relevante em relação à qualidade do produto final é de extrema importância.

Neste sentido, o processo de Controle de Qualidade é composto por várias técnicas as quais visam garantir que o produto gerado no projeto atenda os objetivos definidos. Saiba como diminuir as reclamações na Entrega de projetos aqui .

E você, já enfrentou alguns desses obstáculos? Sabemos que eles são muitos e não se limitam aos citados.

Por isso, se você é um gestor de projetos e precisa de ajuda principalmente no que se refere à QA em Projetos não deixe de entrar em contato conosco.

 
 
Escrito por Cristiano Baumgartner