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Para se diferenciar e se tornar referência no mercado, sua empresa deve agregar valor aos produtos e serviços que oferece aos clientes.

Sem geração de valor, qualquer tipo de produto ou serviço tende a desaparecer, já que, em plena era digital, os produtos e serviços são reinventados constantemente, oferecendo assim cada vez mais opções para clientes e usuários.

Portanto, neste post vamos exemplificar algumas formas de agregar valor aos produtos e serviços da sua empresa, a fim de proporcionar um excelente custo-benefício para seus clientes. Vamos lá:

Proporcione uma boa usabilidade

Diversos bons produtos e serviços podem ser prejudicados por uma má experiência de usabilidade. Grandes empresas têm investido altos valores com o propósito de fornecer softwares e sites com interfaces intuitivas e fáceis de usar.

Atualmente, sabe-se que as lojas virtuais que carregam rapidamente e que precisam de menos cliques para fechar uma venda conseguem melhores resultados. Afinal, ninguém quer ter dificuldade para usar um produto ou serviço.

Seja transparente

Uma atitude bastante valorizada pelos clientes é a transparência da empresa. Obviamente, erros e falhas podem acontecer, prejudicando a usabilidade do produto ou a prestação do serviço. Desta forma, é fundamental que você seja transparente e não esconda as imperfeições, sempre buscando corrigi-las.

Os clientes valorizam as empresas que assumem seus erros e fazem o possível para repará-los. Em contrapartida, os profissionais que se vitimizam e “empurram” a responsabilidade para outros fatores perdem mercado, não sendo considerados uma opção vantajosa.

Peça feedback aos clientes

Não existe forma melhor de conseguir o engajamento de um cliente do que atendendo às suas expectativas.

Uma grande oportunidade de melhorar seus produtos e serviços é justamente ouvindo quem paga por eles. Seus clientes vão gostar de ter suas ideias e necessidades anotadas.

Quando um cliente tem uma necessidade atendida na próxima versão do produto ou oferta do serviço, sua empresa ganha um promotor da marca. Além disso, você pode ainda superar as expectativas do cliente, o que agrega ainda mais valor à sua empresa. Pense nisso!

Surpreenda o cliente

Ouvir e, principalmente, prestar atenção no feedback dos clientes já é uma maneira de surpreendê-los. Infelizmente, poucas empresas realizam as alterações e aceitam as sugestões dos usuários. Então, aproveite essa oportunidade e deixe seu cliente maravilhado (além de prover soluções mais eficientes e de maior qualidade).

A busca constante por excelência é uma característica intrínseca às principais empresas de sucesso ao redor do mundo. Não se contente apenas em entregar o que foi combinado. Seu produto ou serviço pode oferecer mais para o consumidor.

É interessante lembrar que um produto de qualidade oferece soluções antes que os problemas aconteçam. Dessa forma, sua empresa sempre estará à frente das necessidades do mercado e, consequentemente, o investimento feito será excepcionalmente vantajoso.

Elimine os gargalos dos processos

É muito comum encontrarmos relações nas quais o fornecedor precisa de um tempo para entregar/criar um produto, enquanto o cliente deseja que tal atividade seja realizada com uma rapidez muito maior.

Nesse sentido, é fundamental que você analise todo o processo de produção/realização do serviço, identificando gargalos e demais ocorrências que possam impactar a velocidade de entrega. Assim, será possível que você solucione este tipo de problema, aumentando a qualidade do produto e, mais uma vez, surpreendendo o cliente.

Infelizmente, em alguns segmentos do mercado é muito comum haver atrasos na prestação de um serviço ou na entrega de um bem. Esse tipo de situação é prejudicial para a empresa e, principalmente, para o futuro usuário, sem considerar o impacto negativo e o marketing boca a boca desfavorável que será realizado.

Então, é necessário que você se atente a todos os principais riscos que possam impactar o correto andamento das atividades, certificando-se de que os gargalos foram solucionados e de que o produto/serviço será entregue no prazo combinado ou, quem sabe, antes disso. Sua empresa só tem a ganhar!

Conceda facilidades associadas ao serviço ou produto

Sempre que o cliente puder contratar um serviço ou adquirir um produto com mais agilidade e menos burocracia, ele ganha tempo e sua empresa gera valor a ele.

Nesse caso, podemos citar dois exemplos simples. Uma loja de decoração que embrulhe o item para presente gera valor ao liberar o cliente da obrigação de comprar papel de presente e ter que embrulhá-lo em casa.

Outro exemplo seria uma empresa prestadora de serviços que, em vez de exigir contratos assinados e enviados pelos Correios em papel timbrado, possibilite que os consumidores assinem digitalmente o documento por meio de certificados digitais, agilizando assim todo o processo.

Essas facilidades podem ser suficientes para encantar um cliente e fidelizá-lo.

Ofereça exclusividade no atendimento e nas ofertas

O mundo atual está se tornando cada vez mais tecnológico. Uma das novas tendências do mercado é a valorização do indivíduo e, com isso, a personalização. A cada dia que se passa encontramos inúmeros produtos que podem ser personalizados de acordo com cada cliente.

Dessa maneira, é possível customizar um produto segundo as necessidades e gostos do cliente, deixando-os com a sua “cara”. Nem todos os produtos ou serviços são passíveis de personalização, mas existem soluções para investir nesse quesito, independentemente de qual for o seu ramo de atuação.

Toda e qualquer empresa deve prestar um atendimento ao seu público-alvo. Por meio de atitudes simples, como chamar o cliente pelo nome, saber quais são seus problemas específicos e atuar de maneira respeitosa e atenciosa, é possível prestar um atendimento exclusivo.

Pode ser vantajoso oferecer um “mimo”, um desconto ou um cuidado especial aos clientes. As pessoas valorizam muito esse tipo de atitude, ainda mais em um mundo cercado de aborrecimentos, desgastes e ações de outras pessoas que trabalham com “olho por olho e dente por dente”.

É possível também oferecer exclusividade nas ofertas de produtos. Conhecer bem o seu cliente permitirá que você saiba quais são os principais produtos que ele consome e, assim, entrar em contato quando houver uma oferta. Além disso, no lançamento de novos produtos ou soluções, você pode contatá-lo, convidando-o para visitar seu estabelecimento e ver as novidades.

Dê motivos para o cliente comprar de sua empresa

Quanto maior for o valor do seu produto ou serviço, mais sua empresa poderá cobrar por ele. É válido ressaltar que quando o cliente encontra uma empresa que oferece os benefícios de que precisa, ele naturalmente se dispõe a pagar mais por esses diferenciais.

Mesmo um produto com preço alto pode ser visto pelo cliente como vantajoso, dependendo das soluções que ele ofereça. No entanto, é importante apresentar esses benefícios como motivos para que o cliente feche negócio com sua empresa. As pessoas se sentem mais inclinadas a realizar uma determinada ação quando têm uma boa razão para isso.

Como foi abordado, existem diversas maneiras de agregar valor aos serviços e produtos de sua empresa, tornando-os mais atraentes para os consumidores. Você já realizou alguma dessas ações? O que achou de nossas dicas? Deixe seu comentário e participe do nosso blog!

Escrito por Testing Company