A tecnologia modificou de forma definitiva a maneira como cliente e empresa se relacionam. Isso se deu por conta da enorme quantidade de veículos para os consumidores expressarem sua insatisfação com uma empresa ou produto – nas figuras de sites especializados ou páginas e perfis em redes sociais. Diante desse cenário, especialmente para quem trabalha com  soluções tecnológicas, conseguir aprovação do seu público não é mais o suficiente, é preciso saber como encantar o cliente em TI.

São diversos os perfis de clientes, pois, sabemos, existe gente de todo jeito. Ainda que isso justifique o fato de que não dá para garantir a satisfação de absolutamente todos os clientes, essa certeza nos impõe a consciência de que é preciso estabelecer parâmetros de atendimento. 

Acompanhe aqui algumas dicas essenciais para, muito mais do que agradar, encantar seus clientes.

1- Tenha uma sólida estratégia de fidelização

Em TI, a relação que se estabelece entre profissional e cliente é, por natureza, estendida por conta do suporte que deve ser dado às aplicações desenvolvidas. É também nesse estágio do contato que uma estratégia eficiente de fidelização deve ser posta em prática.

Oferecer soluções simples e funcionais nas figuras de sistemas e aplicações garantirá a metade do caminho rumo ao encantamento do cliente, a outra metade deve ser conseguida no suporte atencioso e paciente das dúvidas que eventualmente surgirão em relação ao uso do seu produto.

2- Tenha foco na personalização da prestação de serviço

Cada produto desenvolvido por uma empresa de TI deve objetivar atender a uma demanda específica do cliente. Por isso, ater-se nas particularidades de cada caso é de suma importância. Para isso, nada melhor do que ouvir. Simples assim.

A garantia de um serviço personalizado advém da capacidade de prospectar minúcias e particularidades.

3- Tenha empatia, esse é o segredo de como encantar o cliente em TI

Ter empatia na relação com o cliente passa via de regra pela total atenção que deve se prestar ao problema exposto por ele. É preciso manter uma postura de respeito às eventuais dúvidas e/ou dificuldades do cliente para poder-se chegar ao ponto em que sua ajuda será decisiva e seu produto será para ele uma solução. Para compreender é preciso, antes de tudo, ouvir respeitosamente.

4- Seja pró-ativo, antecipe-se

Para isso, manter um CRM atualizado, bem nutrido de informações sobre seus clientes ajuda muito. Dessa maneira, você não precisará esperar por uma reclamação, ao invés disso, haverá sempre a possibilidade de prospectar, fazendo contato acerca de qualquer tipo de insatisfação que possa surgir. 

5- Procure entregar seus projetos dentro do prazo estipulado

Especialmente para quem desenvolve soluções em TI, esse pode ser um desafio e tanto. Grandes projetos de sistemas e aplicações podem necessitar de ajustes inesperados nas diversas etapas de seu desenvolvimento. Vulnerabilidades e inconsistências por vezes se materializam na última hora, às vésperas do fim do prazo.

Foi pensando nesse tipo de situação que a Testing Company desenvolveu seu sistema de avaliações de qualidade, o AgileTC. Através dele você estará garantindo a satisfação do cliente através da entrega de um produto testado e comprovadamente eficaz.

Com o AgileTC, você conta com avaliações minuciosas da qualidade dos sistemas, com rigorosas bateiras de testes, a fim de garantir a validação de aplicativos em variadas plataformas, bem como dos requisitos de funcionamento.

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Escrito por Testing Company