A rotina atribulada e o atual cenário econômico exigem dos gestores mais foco nas atividades-chave da empresa e soluções inovadoras que ajudem a aumentar a rentabilidade sem aumentar os custos. Mas, muitas vezes, as ferramentas que deveriam auxiliar podem acabar atrapalhando.

Por mais que a tecnologia hoje tenha um papel central nos negócios, ela precisa ser um meio de realizações e não mais uma fonte de preocupação. Por isso, muitas empresas optam pela terceirização de TI. 

Conheça alguns dos benefícios que essa estratégia pode trazer.

Reduza custos

Os salários médios de bons profissionais de tecnologia da informação costumam estar entre os mais altos dentro uma organização e ainda trazem consigo uma série de encargos trabalhistas. Por esses e outros motivos, a terceirização de TI representa uma redução de custos em relação a manter uma equipe interna. Os pagamentos e encargos ficam sob responsabilidade do fornecedor.

Ganhe produtividade

Com as responsabilidades de manutenção de TI terceirizadas, você poderá colocar o foco da equipe exclusivamente nos projetos que precisam ser desenvolvidos.

O aumento do foco no core business aumenta a capacidade de entrega e a velocidade da equipe. Será o fim dos atrasos e reclamações de demora dos clientes. Inclusive, agora será possível dedicar mais tempo a processos de revisão e correção, e garantir que a qualidade esteja de acordo com o planejado.

Agilize processos

Segundo Pietro Delai, gerente de pesquisa da consultoria IDC Brasil, “O que rege, hoje, o mercado é a velocidade”. A terceirização de TI também pode ser um bom investimento nesse sentido.

Com a equipe mais produtiva, os ciclos de vida dos projetos diminuem. Se antes faltava tempo para entregar todos os projetos, talvez agora surja tempo para se dedicar a novos. A rentabilidade da empresa agradecerá. Aproveite e conheça outras dicas que tornarão os projetos de TI mais ágeis.

Tenha mais know-how

Nos últimos anos, presenciamos o avanço de muitas tendências em tecnologia da informação como a computação em nuvem, Big Data, machine learning etc. Cada novidade abre um leque de oportunidades para os negócios, mas também podem trazer consigo novas preocupações e responsabilidades.

Poder contar com o olhar atento de especialistas de cada área é fundamental. Mas já imaginou o custo de manter uma equipe com esse nível de diversidade e especialização internamente?

As boas empresas que oferecem serviços de terceirização de TI contam com profissionais de diferentes perfis e especialidades para atender a empresas de todos os tipos.

Os profissionais terceirizados acabam se deparando no dia a dia com variados tipos de situações e problemas, por isso, costumam lidar bem com casos considerados atípicos, — diferentemente de um profissional que fica imerso na rotina de uma única organização.

Esses são alguns dos benefícios de realizar a terceirização de TI. Uma estratégia simples de ser adotada, mas que pode ser a solução para diversos problemas de rentabilidade e produtividade.

Deseja saber mais sobre o tema e outras boas práticas do mercado da tecnologia da informação? Assine nossa newsletter!

Escrito por Testing Company