pare-e-aprenda-como-lidar-com-os-desafios-da-gestao-de-ti29496

Quem entende de gestão de TI sabe que, mesmo quando os projetos são bem planejados e tocados por equipes competentes, muitos fatores podem prejudicar o andamento das tarefas diárias em uma empresa. A missão não é fácil!

Ao monitorar e garantir o desenvolvimento de diversas tarefas simultaneamente, o gestor de TI pode se deparar com desperdício de tempo, equipes desmotivadas e desorganizadas, problemas de comunicação e mau uso das ferramentas e tecnologias, para citar alguns exemplos.

Como sabemos que uma gestão de TI eficiente é fundamental para conquistar melhores resultados em empresas de qualquer porte, em qualquer segmento, preparamos esse post para você! Acompanhe abaixo algumas dicas para vencer os principais desafios da gestão de TI:

Gestão de equipe

Muitas vezes, a maior dificuldade no trabalho de um gestor de TI é elevar o desempenho da equipe, desenvolver as tarefas conforme o cronograma e proporcionar a evolução contínua dos projetos sem esquecer que está, na verdade, lidando com pessoas!

Por isso mesmo, manter a equipe motivada e informada sobre o andamento do projeto, garantir uma comunicação eficiente e estimular a participação dos colaboradores são ações essenciais para otimizar os seus resultados.

Se você quer aprimorar a gestão de equipes na sua empresa, as dicas a seguir podem te ajudar:

  • Estabeleça metas – Para motivar a sua equipe, um bom começo é definir metas realizáveis, delegando objetivos específicos a cada colaborador. É muito importante que todos os integrantes compreendam como seu trabalho afeta nos processos gerais da empresa!
  • Conheça a sua equipe – Como delegar tarefas fundamentais se você não sabe quais são as habilidades e pontos fracos do seu time? Conheça as pessoas que trabalham com você, mantenha um canal de comunicação sempre aberto e invista na formação de equipes multidisciplinares, com colaboradores pró-ativos.
  • Conte com os feedbacks – Apesar de toda a praticidade da tecnologia, uma conversa franca ainda é uma das melhores formas para evitar erros repetidos, retrabalhos ou tarefas improdutivas. Mas lembre-se: valorizar um trabalho bem feito ou uma boa ideia também é igualmente importante na gestão de pessoas.

Gestão do tempo

Outro grande desafio no trabalho de um gestor de TI é o desperdício de tempo em todo o processo de desenvolvimento, seja em reuniões excessivamente longas, em razão da falta de organização de ambiente de trabalho, ou ainda em decorrência da procrastinação dos funcionários…

Por isso, é importante atentar para os seguintes passos:

  • Organização – Tanto o ambiente de trabalho quanto os materiais de apoio devem ser organizados e disponibilizados facilmente. Já pensou em quanto tempo é gasto na consulta de dados ou pesquisas quando as informações estão inacessíveis?
  • Controle as atividades e horas de trabalho – Como já comentamos acima, manter a equipe informada sobre os papéis individuais de cada funcionário e quais são suas atribuições é um grande motivador. Não tenha medo de ser rigoroso: se as distrações dos funcionários estiverem atrapalhando o trabalho de toda a equipe, a responsabilidade de entregar um produto de qualidade dentro dos prazos estabelecidos é sua!
  •  Use a tecnologia a seu favor – Existem diversas ferramentas que proporcionam mais agilidade e segurança na gestão de projetos, automatizando processos, eliminando as chances de erros humanos e otimizando tarefas operacionais. Uma dica é apostar na computação em nuvem, permitindo que documentos e aplicações sejam acessados a partir de qualquer lugar, a qualquer momento.

Otimizando a gestão de TI

Já viu que uma gestão de TI bem planejada e organizada tem muito a oferecer para a sua empresa, não é? A Testing Company pode te ajudar a potencializar seus resultados através de soluções estratégicas de qualidade em sistemas. Saiba mais aqui.

E então, gostou do texto? Conhece alguém que também se interessa pelo assunto? Clique abaixo e compartilhe esse post nas redes sociais!

Escrito por Testing Company