Com a chegada de um novo ano, vem a necessidade de realizar o planejamento estratégico de TI. Mas como fazer este planejamento? Quais os pontos que devem ser levados em consideração? Qual sua importância?

Confira algumas dicas para fazer seu planejamento estratégico.

A importância do planejamento estratégico de TI

A área de tecnologia é a principal ferramenta de inovação corporativa. É ela que pode fazer a manutenção de serviços, mas também a criação de novas soluções e produtos. Sendo assim, o planejamento anual é fundamental numa estratégia de TI de sucesso.

A longo prazo o alinhamento do planejamento irá impactar nas atividades de todo o setor e na governança de TI. Estas atividades serão definidas de acordo com as necessidades de outras áreas, desta forma garantindo que todos tenham acesso livre às ferramentas necessárias para a execução de seus processos.

Faça uma avaliação estratégica do ano anterior

O primeiro ponto é saber o custo do setor de TI no ano anterior, isso provavelmente vai dar uma boa base para o orçamento futuro, mesmo que a empresa esteja pensando em uma mudança de grande porte.

Após isso faça uma projeção de gastos futuros, assim terá uma ideia do investimento total que será feito no ano. Lembre-se de que para esta avaliação deve ser levado em consideração todos os aspectos do setor desde infraestrutura até a mão de obra contratada de empresas terceiras.

Esteja atento às tendências de mercado

A principal característica do setor de TI é a sua dinâmica e flexibilidade. Todos os dias novos produtos ou serviços aparecem, e esta dinâmica pode mudar toda a forma como um setor interage com os serviços. Estar atento aos lançamentos futuros e suas funções podem auxiliar no momento de escolher o que adquirir (Conheça as principais tendências em TI).

Construa uma projeção de sua estratégia

Geralmente o próprio setor de TI possui dados para realizar estas estimativas, principalmente avaliando o planejamento do ano anterior, assim é possível avaliar e realizar uma projeção mesmo que mínima da estratégia que pretende seguir.

Elabore pontos a serem avaliados tendo como base o foco no objetivo macro da empresa, geralmente retirados dos pontos “missão, visão e valor”.

Conheça a fundo o funcionamento de outros setores

Para saber o impacto que a tecnologia tem em cada setor, é importante ter um bom conhecimento sobre o funcionamento das áreas envolvidas. Assim pode ser feito o investimento correto evitando gastos excessivos e desnecessários.

Elabore um roadmap dos principais projetos da empresa

É de extrema importância realizar um levantamento dos projetos da empresa e priorizar cada um deles construindo um roadmap que auxilie a verificar os seus custos.

É muito importante também que o planejamento seja discutido com todos os envolvidos e que o mesmo seja devidamente documentado. Assim evita-se dupla interpretação ou perda de informações durante o processo.

Realize avaliações periódicas

Por fim, capriche na comunicação entre os setores e realize avaliações periódicas para validação. Tenha certeza de que tudo está funcionando como deveria, e se necessário acrescente novos pontos a serem discutidos.

Demonstre claramente o que foi planejado para a melhoria do dia a dia da operação da empresa e deixe claro que o setor de TI irá auxiliar os usuários refinando ainda mais os processos da empresa.

Gostou do post? Deixe um comentário!

Escrito por Testing Company