qa-em-projetos-como-ajudamos-nossos-clientes-a-ter-uma-entrega-mais-confiavel

Não se engane, às vezes um simples “bug” pode ser suficiente para prejudicar o seu negócio.

Já imaginou os impactos que um defeito encontrado pelo seu cliente pode gerar na sua empresa?

  • Prejuízos financeiros;
  • Insatisfação e descontentamento das partes interessadas;
  • Perda de participação no mercado;
  • Imagem da marca afetada negativamente;
  • Retrabalho e atraso nas entregas.

A lista é extensa e esses são apenas alguns exemplos dos efeitos gerados por produtos de baixa Qualidade. Então, o que devemos fazer para Entregar projetos com a Confiabilidade esperada?

Apresentaremos a seguir as fases que fazem parte da nossa Metodologia e como as aplicamos em conjunto com nossos clientes aqui na Testing Company. Acompanhe!

Projeto do Cliente

Esta é a etapa inicial da nossa Metodologia em que avaliamos as necessidades do cliente em relação ao seu projeto através de reuniões para entendimento do escopo e identificação das necessidades do negócio.

Em seguida, analisamos os documentos (caso sejam disponibilizados), tais como especificações funcionais, casos de uso, product backlog, plano de projeto, entre outros, para identificar os cenários mais críticos ou estratégicos, assim como os itens de maior valor agregado para o cliente em relação ao Controle da Qualidade.

De acordo com as informações levantadas, preparamos uma avaliação técnica para então elaborar a proposta comercial. Após a formalização e aceite do cliente as atividades são iniciadas.

Análise e Planejamento

As informações da avaliação técnica gerada na fase anterior servem de insumo para desenvolver o plano estratégico de condução das atividades, o qual é composto principalmente pelo escopo do projeto de teste, requisitos de negócio a serem avaliados, recursos necessários, ambiente tecnológico e cronograma.

Exemplos de artefatos gerados nesta fase são planos de teste, casos de teste e roteiros, os quais fazem parte da estratégia definida com base nos objetivos a serem alcançados.

Auditoria da Qualidade

Este é o momento em que a nossa equipe inicia a sua jornada em busca da Qualidade. É o estágio em que as atividades planejadas são executadas e colocadas em prática gerando as evidências de validação assim como a identificação das não conformidades no produto que está em avaliação.

Vale lembrar que todas as atividades são controladas através de um sistema de Gestão da Qualidade em que o gerenciamento dos testes e defeitos é realizado buscando detectar o maior número de falhas o mais cedo possível.

Para que isso seja possível, trabalhamos com técnicas e ferramentas que proporcionam Agilidade, Segurança e Produtividade no planejamento e execução dos processos de Avaliação da Qualidade.

Acompanhamento e Suporte

Como mencionamos no início deste texto, todas as atividades são executadas em conjunto com os profissionais envolvidos e o sucesso dos projetos é oriundo e mérito de todos.

Neste contexto, a nossa equipe composta por profissionais qualificados e com forte atuação em Garantia e Controle da Qualidade, está sempre pronta para acompanhar as atividades, esclarecer dúvidas e dar suporte aos nossos clientes.

Ademais, reuniões de acompanhamento são feitas periodicamente e enviamos o status report do projeto semanalmente ou de acordo com a frequência desejada.

Resultados

Os resultados gerados podem ser acompanhados em tempo real e objetivam garantir que o cliente recebeu o que foi contratado, ou seja, as entregas atendem aos requisitos de qualidade estipulados.

Tais resultados podem ser verificados, dentre outras formas, através de relatórios gerenciais que contêm os Indicadores de Qualidade, que servem, por exemplo, para definir se um software, sistema ou aplicativo está com a Confiabilidade adequada para ser implantado em produção aumentando assim a confiança dos envolvidos para a tomada de decisão.

Através da nossa Metodologia de Trabalho buscamos sempre maximizar o retorno de investimento para os nossos clientes.

Temos como objetivo melhorar a qualidade das entregas de projetos, proporcionar segurança e garantir confiabilidade dos produtos e processos que suportam as operações de negócio das organizações.

E tudo isso ocorre de forma online ou presencial de acordo com as necessidades e características de cada projeto.

Quer saber como podemos lhe ajudar? Entenda mais baixando os nossos Cases.

E não deixe de entrar em contato conosco !!

Escrito por Cristiano Baumgartner