71730-saiba-como-garantir-a-qualidade-dos-servicos-terceirizados

Dada a concorrência cada vez mais acirrada e a necessidade por cumprir prazos cada vez mais enxutos, é comum que as empresas utilizem da terceirização de serviços para otimizar as operações.

Contudo, delegar parte das atividades da companhia não significa se eximir da responsabilidade de garantir que o produto atenda às necessidades do cliente final.

Ou seja, ainda que parte do trabalho seja realizado por colaboradores terceirizados, a credibilidade que está em jogo continua sendo a do contratante. Por isso, é necessário promover um gerenciamento adequado dos serviços terceirizados para que nada fuja ao controle.

Acompanhe os tópicos abaixo e saiba como garantir a qualidade dos serviços terceirizados!

Estabeleça metas

Uma gestão eficiente deve garantir que colaboradores e prestadores de serviços terceirizados conheçam a estratégia e as expectativas da empresa.

Os objetivos macro da organização devem ser convertidos em metas individuais e coletivas. Todos devem visualizar seus respectivos papéis diante do todo e compreender com clareza tudo o que precisa ser feito.

Para tanto, é essencial estabelecer e controlar indicadores de desempenho, monitorando assim os resultados, identificando e eliminando gargalos, verificando atrasos e perdas em qualidade.

Somente se gerencia aquilo que se mede, daí a importância de se definir metas e exercer controle sobre cada uma elas.

Invista em comunicação

Quando existe dificuldade no alcance das metas, é preciso avaliar, também, fatores relativos à gestão.

Por exemplo, para uma boa produtividade, é preciso que haja um bom sistema de comunicação.

Ou seja, é necessário que a gestão saiba orientar, compartilhar informações, sanar dúvidas, guiar esforços, escutar ativamente e auxiliar na solução de problemas de maneira adequada.

Enfim, é responsabilidade do gestor manter uma comunicação eficiente com toda a equipe interna e, é claro, com a equipe de prestação de serviços terceirizados.

Desenvolva treinamentos

É importante preparar as equipes de prestação de serviços terceirizados para que possam desenvolver seus trabalhos em consonância com a filosofia da empresa contratante.

Todavia, é preciso também que se respeite a autonomia da empresa terceirizada, planejando e executando a formação aos colaboradores em parceria com a empresa prestadora.

Estabeleça políticas de valorização

Desenvolver políticas de reconhecimento e valorização também são práticas que otimizam a qualidade na prestação de serviços terceirizados de qualquer equipe e, por isso, é muito importante reconhecer a dedicação, o empenho e as conquistas dos colaboradores.

Essas iniciativas cultivam uma maior motivação e também favorecem a construção de um ambiente de trabalho mais saudável, com pessoas engajadas e comprometidas.

Atente-se à subordinação

O sucesso da qualidade na terceirização de serviços está intimamente relacionado à gestão. É crucial dar apoio, acompanhar e monitorar os resultados das equipes terceirizadas.

Vale também dedicar atenção especial ao aspecto da subordinação. Um profissional que presta serviços terceirizados não é um subordinado direto, mas um prestador de serviços.

Isso consiste em uma relação de trabalho diferente, sobretudo, um relacionamento de parceria.

A empresa contratante deve estar atenta para o fato de que, ao configurar uma relação profissional de subordinação, o profissional terceirizado pode pleitear na justiça o vínculo empregatício, reivindicando salários maiores e benefícios melhores.

Logo, para evitar processos trabalhistas nesse sentido, é fundamental desenvolver uma gestão capaz de estruturar relações entre colaboradores e equipes terceirizadas de maneira harmônica e produtiva.

Agora que você já sabe como garantir a qualidade quando contratar a terceirização de serviços em sua empresa, que tal assinar a nossa newsletter? Se mantenha atualizado com conteúdo de qualidade!

Escrito por Testing Company