Estamos diante de um cenário econômico de recessão, onde o mercado passa por grandes mudanças, criando a necessidade de que muitos negócios se adaptem de forma rápida e eficiente. O assunto em pauta é especialmente importante, já que as tendências de TI se encontram aliadas durante todo esse processo.

Pensando nisso, pontuamos alguns dos itens mais importantes que as empresas buscam em termos de novidades de TI. Venha conhecer!

Cloud Collaboration

Essa tendência de TI diz respeito à um sistema que permite aos funcionários trabalharem em conjunto com seus documentos, por meio do armazenamento de dados em nuvem. Tudo começa com a criação de um projeto pelo administrador, em que o acesso é permitido para os outros usuários, os quais podem ver e editar o mesmo arquivo simultaneamente.

Certamente essa é uma das maiores oportunidades que a tecnologia de Cloud Computing trouxe para o ramo empresarial, portanto, deve ser acompanhada de perto.

Big Data

O uso do Big Data vem se tornando cada vez mais útil para as empresas, já que consiste em armazenar enormes quantidades de dados para que sejam analisados constantemente e usados como ferramenta de gestão. 

Justamente a respeito disso, profissionais de TI buscam aliar os sistemas de inteligência artificial com a análise de dados, permitindo uma interpretação ainda mais precisa, por exemplo, nas experiências dos consumidores de um determinado segmento.

Outro ponto interessante é o Fast Data, tecnologia que visa ao processamento de dados em alta performance e em um curto período de tempo, aproveitando o conteúdo em tempo hábil.

Internet das Coisas

A Internet das Coisas (IoT) certamente chegou para revolucionar o mercado. Nos últimos anos, várias aplicações surgiram, conectando ativos como sistemas de iluminação, termostatos e fechaduras com um fluxo de gerenciamento centralizado em aplicações de TI.

A evolução e recepção dessa tecnologia ao mercado está aliada à capacidade de reduzir uma série de custos, a partir de um investimento sustentável. É uma importante tendência de TI, inclusive para os próximos anos, com grande potência para crescer ainda mais.

Arquitetura de segurança

A complexidade dos negócios digitais bem como a busca por um ambiente seguro e íntegro para administrar as informações são o que fazem da arquitetura de segurança uma forte tendência tecnológica.

Um sistema de segurança baseado apenas em regras não é mais suficiente para atender essa demanda. A arquitetura de segurança é desenvolvida para funcionar em serviços internos, e até mesmo naqueles baseados em nuvem ou softwares para clientes e parceiros.

Nela são aplicadas tecnologias de autoproteção, criptografia em chave simétrica/assimétrica e até mesmo análises de comportamento dos usuários, criando um sistema de proteção adaptativo às ameaças.

Outsourcing

O Outsourcing de TI é a transferência da gestão e infraestrutura de tecnologia de uma empresa para prestadores mais capacitados, com o principal objetivo de melhorar a qualidade dos serviços e reduzir custos internos.

Além de tudo, essa espécie de terceirização possui custos bem competitivos e o suporte de TI funciona como se fosse uma equipe interna. O Outsourcing está nessa lista de tendências, já que apresenta uma série de ganhos em produtividade e competitividade para as empresas, que ajuda a simplificar os processos internos.

Avaliar a demanda específica do seu negócio é vital para que potenciais melhorias sejam definidas da forma correta. A Testing Company é uma empresa especialista nesse quesito, contando com uma série de soluções para avaliar e testar sistemas.

E então, o que achou dessas tendências de TI? Não deixe de compartilhar nas redes sociais e ajudar outras pessoas também!

Escrito por Testing Company